
Shutter Island, Martin Scorsese, 2010

Além do seu talento, do seu jeito, e de suas soluções diferentes ao dirigir personagens desequilibrados, um dos traços mais fascinantes de Martin Scorsese é o seu amor pelo cinema. Cinéfilo apaixonado e profundo conhecedor da história de Hollywood, seus filmes não raramente são um deleite para aqueles que conseguem reconhecer referências e homenagens. Os Bons Companheiros é a contribuição do diretor aos filmes de gângster; Touro Indomável, talvez até inconscientemente, se tornou uma metáfora perfeita sobre o fim do movimento do cinema autoral dos anos 70; e Cabo do Medo, além de refilmagem, reverenciava com eficiência o suspense.
O que nos traz a Ilha do Medo. A trama, apesar de não ser exatamente nova, ou surpreendente, é muito bem amarrada, e ganha contornos magistrais graças à mão de Scorsese, que dá ao filme um tom de tensão constante. Amparado por uma equipe talentosa, o diretor consegue reproduzir com inteligência o clima de mistério e de conspiração tão presente no cinema noir entre as décadas de 40 e 60. O suspense, as reviravoltas, os personagens atormentados emulam clássicos como Um Corpo que Cai e O Terceiro Homem durante toda a projeção, e a trilha sonora e os toques sobrenaturais lembram O Iluminado. Mas todas as citações não valeriam de nada se o longa não funcionasse como cinema. Mas funciona, e muito.
Em Ilha do Medo, o diretor homenageia o noir e o suspense sobrenatural, e brinca de ser Hitchcock, Carol Reed e Kubrick, mas por isso mesmo, poucas vezes foi tão Martin Scorsese. E fazer um filme tão bom é sua maior declaração de amor ao Cinema.
Top 5 Martin Scorsese:
1. Touro Indomável
2. Taxi Driver
3. Os Bons Companheiros
4. Ilha do Medo
5. Cassino / O Aviador
3 comments:
excepcional
atores, trilha sonora, clima de tensão, desconfiança..muitas adivinha o final, mas também se desconfia de tanta coisa que uma hora se acerta
Realmente Maravilhoso e surpreendente. O Final me deixou dequeixono chão kkkmuito Bom Mesmo.
F... AMEI ESSE FILME!
Post a Comment