10. Sangue Negro, Paul Thomas Anderson, 2007
Paul Thomas Anderson é gênio, um dos únicos surgido nos anos 90, década forte em filmes, mas fraquíssima em surgimento de grandes nomes. E a prova da genialidade de Anderson é, sem dúvida, o fascinante Sangue Negro, seu melhor filme. O livro Oil!, de Upton Sinclair, se transforma em uma viagem imprevisível no mundo da exploração do petróleo e na alma de um homem: Daniel Plainview, que encarnado de maneira visceral por Daniel Day-Lewis acaba surgindo como uma espécie de personificação das grandes corporações que dominariam o mercado no Século XX.
09. Vincere, Marco Bellocchio, 2009
Bellocchio dirige a saga de Mussolini e Ida Dalser, domina magistralmente seus atores, e provoca rupturas estilísticas, com letreiros enormes explodindo na tela desta ópera furiosa. Vincere é um filme que se feito a partir da quebra de parâmetros, da desconstrução de tudo: da História, do cinema (em sua segunda metade, o longa se divide em dois), e do próprio Mussolini: quando o ditador se torna lenda viva, Filippo Timi, o ator que o interpreta, é substituído pelo próprio líder em imagens de arquivo, e Timi reaparece como o filho do político com Ida Dalser. Um filme de imagens inesquecíveis.
2 comments:
sangue negro é otimo..vincere eu não vi
Vc falou tanto, mas tano do Vincere q eu esperava vê-lo no Top Five. Até Amantes ficou na frente.
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