Sunday, November 17, 2013

Uma Noite de Crime

Uma das coisas mais certas nesse mundo é o efeito que promessas têm sobre as pessoas. Uma Noite de Crime, de James DeMonaco, faz muitas delas ao espectador, principalmente em seus minutos iniciais. Promete ser um filme de terror eficiente, com uma ideia original. Promete também, além da violência gráfica, uma perspicácia sociopolítica rara no gênero, observando o presente momento dos Estados Unidos e imaginando um futuro de pesadelo a partir dele.

Escrita por DeMonaco, a trama é ambientada em 2022, época de muita prosperidade para os EUA, graças em parte a uma nova lei que permite que anualmente, durante doze horas, qualquer cidadão possa cometer crimes (linchamentos, assassinatos, entre outros) sem ser punido. Especialistas alegam que a Noite de Crime, a purgação do título original, cria certa estabilidade psicológica, já que os cidadãos liberam toda sua carga de violência naquela noite, e vivem em paz durante o resto do ano.

Enquanto dirige seu carro a poucas horas do início da purgação, James Sandin, vivido por Ethan Hawke, ouve no rádio pessoas relatando o que farão nas próximas horas. Uma mulher diz que ficará em casa; já uma voz masculina afirma que aproveitará a tal noite para caçar seu chefe (“Ele terá o que merece”). Graças a essas pessoas James prosperou, vendendo sistemas de segurança contra invasões para casas. Mora com Mary, sua esposa, e com os filhos Zoey e Charlie em uma vizinhança rica e aparentemente segura. Uma vida de sonho que se torna pesadelo quando, durante a Noite de Crime, seu filho caçula resolve abrir as portas para um homem desesperado, fugindo de um grupo de psicopatas que logo cercam a residência dos Sandin em busca do fugitivo.

DeMonaco frustra os que criaram expectativa de ver um comentário social a partir dessa premissa absurda (apesar de, sim, interessante) no momento em que ignora fatos cruciais para a análise sob uma perspectiva política. Trata, em sua fantasia de horror, a vitória socioeconômica dos EUA, mas fecha os olhos para o que fez a fama e a fortuna do país: a exploração das camadas mais baixas da pirâmide social. Em Uma Noite de Crime os brancos ricos estripam os pobres e necessitados, em uma metáfora que mostra que esses grupos são formados por inválidos que atrasam o progresso da nação.

Essa característica de Uma Noite de Crime poderia gerar uma crítica mordaz se o texto não descambasse para o filme de gênero a partir do cerco ao lar dos Sandin (família branca e rica que tem como se defender). Nessa hora, DeMonaco esquece o que estava construindo (ou tentando construir) para remontar Assalto à 13ª DP, cuja refilmagem foi escrita por ele. Na direção, o cineasta mostra mais habilidade do que como roteirista, plantando pistas através de seus enquadramentos e da maneira com que filma certos momentos (a primeira aparição do robozinho pilotado por Charlie, além de seu esconderijo e da conversa entre Mary e Grace são filmados de forma a deixar o espectador interessado no impacto que tais cenas terão no desenrolar da narrativa), mas também toma certas atitudes que soam dúbias devido à falta de decisão na hora de dirigi-las.

Além do potencial desperdiçado como metáfora socioeconômica, Uma Noite de Crime falha também como filme de fetiche. DeMonaco dá a entender que lançará certo olhar sobre o fascínio que a violência e o sexo exercem nos espectadores, mas ao se esquecer de tudo a partir da metade e não concluir sua ideia parece revelar muito sobre o que exerce fascínio sobre si, ao repetir dentro da casa de James a violência extrema dos vídeos de segurança da abertura do longa, e ao inexplicavelmente vestir  a bela Adelaide Kane (que tem 23 anos, mas que vive a menor de idade Zoey) como uma colegial, de camisa branca e saia curtíssima e, ao menos aparentemente, se deliciar com a imagem.
                                   
Mais do que um péssimo passatempo, o trabalho de DeMonaco é também moralmente questionável.

The Purge, James DeMonaco, 2013 

1 comment:

joao said...

apesar de achar a ideia absurdA, acho a interessante. Mas o filme descamba para o terror facil.

também escrevi sobre ele.

http://www.cinemania-joaolcm.blogspot.com.br/2013/11/uma-noite-de-crime.html